Cabo Frio

Vista de uma parte da cidade a partir do Morro da Guia. Foto: Augusto Barros

Cabo Frio é um município do estado do Rio de Janeiro, localizado na mesorregião das Baixadas Litorâneas I (22°52'46"S e 42°01'07”O) a uma altitude de quatro metros acima do nível do mar, distando cerca de 155 Km da capital do estado. Faz divisa com Armação dos Búzios a leste, Arraial do Cabo a sul, Araruama e São Pedro da Aldeia a oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim a norte. É o sétimo município mais antigo do Brasil e o principal da Região dos Lagos, com uma população de 190.786 habitantes (IBGE 2011).
A cidade é muito conhecida por suas atrações turísticas, reunido algumas das mais belas paisagens naturais do litoral brasileiro, como dunas, restingas, lagoas, praias e costões. Diversos são os monumentos históricos (fortes, igrejas, convento etc.) e arqueológicos (sambaquis, aldeias indígenas etc.) que integram o patrimônio cultural.
O clima é tropical e recebe muita influência do fenômeno da ressurgência que ocorre em Arraial do Cabo e caracteriza-se pela subida até a superfície de águas marinhas frias e profundas, ricas em nutrientes, que enriquecem a cadeia trófica e geram grande potencial pesqueiro. Dadas estas condições, é elevado o grau de endemismo entre as espécies vegetais e animais terrestres, o ambiente marinho apresenta alta biodiversidade.
Esta região é uma das mais bem estudadas do litoral do estado do Rio de Janeiro, superada apenas pela Baía de Guanabara. Isto se deve à presença do Instituto de Pesquisas do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) que vem desenvolvendo pesquisas desde década de 1970 e promovendo um grande conhecimento sobre o ambiente marinho da região. Além disto, inúmeros grupos de pesquisa de universidades como UFF, UFRJ, UERJ, UENF, USP, UNICAMP ou de instituições de pesquisa como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem desenvolvido estudos diversos na região. No entanto, existe um grande contraste entre o olhar acadêmico e o olhar da população ao ambiente do seu entorno, e esta é uma das dívidas que os pesquisadores têm com a região e que, de alguma forma, pretende-se com este projeto intervir neste fluxo unidirecional de informações e conhecimento.

Mapa da localização de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro.

Mapa dos pontos turísticos de Cabo Frio.


Praia do Forte. Foto: Augusto Barros