UFF

Brasão da Universidade Federal Fluminense.


A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição pública de Ensino Superior com sede em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Foi criada pela Lei nº 3.848, de 18 de dezembro de 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com a sigla UFERJ, a partir da integração de faculdades no município de Niterói. A Lei nº 4.831, de 5 de novembro de 1965, oficializou o nome atual, Universidade Federal Fluminense.

A UFF é considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, com diversos cursos recebendo conceitos máximos no Provão do Enade. A UFF figura entre as 15 melhores universidades da América Latina, segundo pesquisa recentemente publicada pelo "Webometrics Ranking of World Universities", o maior instituto público de pesquisas da Espanha, órgão ligado ao Ministério da Educação. No estado do Rio de Janeiro, figura em 2º lugar nesta pesquisa, à frente da UERJ, UNIRIO e UFRRJ e ocupando também o 11º lugar no ranking nacional. De acordo com o Censo da Educação Superior 2009, realizado pelo Ministério da Educação, a UFF passou a ser, em número de matrículas presenciais de ensino de graduação, a décima sexta maior universidade, a sexta maior universidade pública e a terceira maior federal do país.

A UFF tem uma biblioteca central (do Gragoatá), 23 bibliotecas setoriais, 349 laboratórios, 437 salas de aula, nove anfiteatros, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) com 276 leitos, a Farmácia Universitária e colégio de aplicação (Colégio Universitário Geraldo Reis). Na área cultural, a universidade conta com a Editora da UFF, a Livraria Icaraí, o Cine Arte UFF, teatro, galeria de arte, a Orquestra Sinfônica Nacional, o conjunto Música Antiga e o Quarteto de Cordas.

Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Genética Marinha e Evolução, integrante do Departamento de Biologia Marinha e está situado no Instituto de Biologia no campus do Valonguinho, Niterói.

Campus do Valonguinho, UFF.

Logo da Pós-Graduação de Biologia Marinha, UFF.