O projeto



O ensino e a aprendizagem na esfera do patrimônio devem tratar a população como agentes histórico-sociais e como produtores de cultura, contemplando as inter-relações do meio natural e social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas em prol de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize o desenvolvimento ancorado nos pressupostos da sustentabilidade sócioambiental.
A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Este projeto visa promover a produção e o registro do conhecimento dos bens naturais e culturais do município de Cabo Frio-RJ e utilizá-los como recursos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e difusão deste conhecimento para os outros setores da comunidade; promovendo o desenvolvimento da autoestima e cidadania, visando à preservação do patrimônio natural e cultural. O laboratório do CIEP 150 será equipado, serão realizadas excursões para visitar os monumentos da cidade e atividades de observação, registros fotográficos do patrimônio, coleta de dados e amostras biológicas para construir materiais didáticos como coleções de conchas, herbários e cartilhas. Exposições e palestras serão oferecidas para a comunidade, e oficinas didático-pedagógicas para os professores da escola. 
Desta forma, espera-se melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, integrando os professores, os funcionários da escola, a comunidade e os pesquisadores da universidade, promovendo a produção e o registro do conhecimento acerca dos bens patrimoniais no entorno da escola, contribuindo para uma alfabetização científica, o desenvolvimento de uma consciência ambiental e social com atitudes de preservação do patrimônio natural e cultural, promoção da auto-estima e cidadania.

"A Educação Patrimonial é um instrumento de 'alfabetização cultural' que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o a compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Este processo leva ao reforço da auto-estima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira, compreendida como múltipla e plural" (Horta et al., 1999).