O ensino e a aprendizagem na esfera do patrimônio
devem tratar a população como agentes histórico-sociais e como produtores de
cultura, contemplando as inter-relações do meio natural e social, incluindo a
análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e
as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas em
prol de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize o
desenvolvimento ancorado nos pressupostos da sustentabilidade sócioambiental.
A Educação Patrimonial é um processo permanente e
sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte
primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Este projeto visa promover a produção e o registro
do conhecimento dos bens naturais e culturais do município de Cabo Frio-RJ e
utilizá-los como recursos educacionais, contribuindo para a melhoria da
qualidade de ensino e difusão deste conhecimento para os outros setores da
comunidade; promovendo o desenvolvimento da autoestima e cidadania, visando à
preservação do patrimônio natural e cultural. O laboratório do CIEP 150 será
equipado, serão realizadas excursões para visitar os monumentos da cidade e
atividades de observação, registros fotográficos do patrimônio, coleta de dados
e amostras biológicas para construir materiais didáticos como coleções de
conchas, herbários e cartilhas. Exposições e palestras serão oferecidas para a
comunidade, e oficinas didático-pedagógicas para os professores da
escola.
Desta forma, espera-se melhorar as condições de
aprendizagem dos alunos, integrando os professores, os funcionários da escola,
a comunidade e os pesquisadores da universidade, promovendo a produção e o
registro do conhecimento acerca dos bens patrimoniais no entorno da escola,
contribuindo para uma alfabetização científica, o desenvolvimento de uma
consciência ambiental e social com atitudes de preservação do patrimônio
natural e cultural, promoção da auto-estima e cidadania.
"A Educação Patrimonial é
um instrumento de 'alfabetização cultural' que possibilita ao indivíduo fazer a
leitura do mundo que o rodeia, levando-o a compreensão do universo
sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Este
processo leva ao reforço da auto-estima dos indivíduos e comunidades e à
valorização da cultura brasileira, compreendida como múltipla e plural"
(Horta et al., 1999).